Como lidar com a ansiedade morando no exterior?

Por Laura Potrich | 4 de abril de 2022Nenhum comentário

Se sentir ansioso em algumas situações da vida, é natural. Isso porque a ansiedade nos ajuda a encarar os desafios, tomar decisões e nos protege de situações ameaçadoras e perigosas.

A ansiedade não é ruim. Ela se torna um problema quando não conseguimos controlá-la. E além disso, gera sensações desconfortáveis, que impedem de você reconhecer o que é real ou não em determinadas situações.

A ansiedade e o medo são emoções muito presentes em quem decide morar em outro país. As diversas incertezas e o novo são características muito presentes na vida de quem mora no exterior, e podem desencadear muitos pensamentos e preocupações exacerbadas em relação a decisão de sair da zona de conforto e de viver uma nova experiência longe de tudo aquilo que se conhece. 

Viver em outro país é um desafio!

Quando você escolhe viver em outro país, você passa a ter menos segurança em relação ao que pode vivenciar. As incertezas são diversas: a comunicação em outro idioma, a adaptação a cultura, modo de viver, como se relacionar e com quem se relacionar, a escolha da moradia e do trabalho, a distância dos amigos e família...

Qualquer situação que você vive em outro país é nova e diferente, por isso pode desencadear a ansiedade. 

Isso acontece por diversos motivos, mas principalmente por você não conhecer o local. Muitas vezes não sabe como se expressar. As suas expectativas, muitas vezes são diferentes do que é a realidade, sendo difícil de administrar. E tudo isso gera novos sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos.

Você está exposto a uma enxurrada de situações que exigem tomada de decisão, busca por informações e atitudes, que causa desconforto e medo.

Muitas vezes se sente sozinho, desamparado, por não ter pessoas intimas por perto. E um dos grandes desafios é justamente criar nova rede de apoio, amigos. Para muitas pessoas não é fácil, afinal são muitas coisas diferentes e novas. 

Estar em outro país envolve sair da zona de conforto e viver uma infinidade de incertezas: você conhece novas culturas, se comunica em um outro idioma, lida com a saudades da família de amigos, aprende novas regras e costumes, não tem o apoio de pessoas próximas, tem que conviver com pessoas que ainda não confia, lida com imprevistos, tem uma vida mais simples e menos confortável (muitas vezes no início), tem muitas dúvidas e fica sozinho. Isso tudo gera emoções que se apresentam de formas diferentes em cada pessoa.

Abaixo estão cinco formas para você lidar com a ansiedade:

  1. Organize listas do que precisa ser feito. Anote as tarefas que precisam ser feitas. Assim você consegue deixar a sua mente se concentrar em tarefas sem medo de esquecer de alguma coisa importante. Os pensamentos ficam se repetindo por medo do esquecimento, por isso quando você anota, alivia suas preocupações em esquecer de algo.
  2. Viva o aqui e agora. Os pensamentos de uma pessoa ansiosa tendem a viajar no tempo, focando no futuro. Mas lembre-se, não podemos controlar nem prever, o que poderá vir. Direcione seus pensamentos no que você pode fazer hoje para resolver as situações que você está vivendo. 
  3. Utilize a respiração quando estiver muito ansioso. Ajuda a acalmar a agitação, a tensão e a ansiedade. A respiração é uma das poucas funções do corpo que fazemos de forma involuntária e voluntária. A respiração diafragmática traz benefícios para o nosso corpo. Siga os seguintes passos: inspire profundamente contando até três. Expire, também profundamente, contando até seis. Repita essa sequencia até se sentir mais calmo. Essa é a primeira coisa que você deve fazer em situações difíceis.
  4. Controlamos poucas coisas em nossa vida. Você não tem controle sobre os fatores externos. As ações e comportamentos dos outros, as situações da vida e do mundo não podem ser controlados. A única coisa que você tem controle é sobre os seus pensamentos e comportamentos. Lembre disso: você só consegue resolver os problemas quando (e se) eles aparecerem.
  5. Seja mais gentil com você mesmo. Não dá pra dar conta de tudo o tempo todo. Você não é uma máquina de produtividade e pegar leve pode ser a melhor coisa que você faz por você. Se pergunte: O que é possível fazer hoje? Respeite os seus limites. Muitas vezes o cansaço vem disfarçado de dor física. Se estiver cansado, não desista, apenas descanse.

Se você percebe que a ansiedade está causando prejuízos na sua vida, e sofrimento, não exite: busque ajuda profissional!